
Pesquisadores austríacos descreveram um efeito incomum e inesperado da água sujeita a altas voltagens: uma ponte suspensa de água. Análises do grupo da Universidade de Tecnologia de Graz sugerem que a explicação pode estar na natureza da estrutura da água.
Inicialmente, a ponte se forma por causa das cargas eletrostáticas na superfície da água. O campo elétrico então se concentraria dentro da água, organizando as moléculas para formar uma microestrutura altamente ordenada. Esta microestrutura permanece estável, mantendo a ponte intacta. Com um diâmetro de até três e uma distância de até 25 milímetros, a ponte ainda transporta líquido de um béquer a outro. Depois de alguns minutos, a estrutura se divide em várias, e depois que a temperatura se eleva de 20 para 60 graus — o que aconteceu depois de 45 minutos — a ponte finalmente se desfez.
Como se comentou, lembra o filme O Segredo do Abismo, com seus extraterrestres subaquáticos.

O efeito é descrito em Fuchs, Elmar C., Woisetschläger, Jakob, Gatterer, Karl, Maier, Eugen, Pecnik, René, Holler, Gert, and Eisenkölbl, Helmut. “The floating water bridge.” J. Phys. D: Appl. Phys. 40 (2007) 6112-6114.
[via Physorg]
Nenhum comentário:
Postar um comentário