quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diário de um robô persistente


spirit-marte-blog_595_600Faz algum tempo que eu falei do jipe-robô Spirit que estava atolado em uma cratera em Marte (a área central da foto acima mostra o ponto em que o Spirit atolou). Disse que os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa estavam trabalhando em manobras para tentar desatolá-lo e fazer que ele continuasse rodando pela superfície de Marte, lembra? (Não lembra? Então clique aqui)
E como anda o Spirit esses dias?
Não anda. As manobras para tentar livrar as rodas da areia fina não deram certo.
wheel-rotateO Spirit tinha problemas com a roda dianteira direita, que estava inoperante desde março de 2006. Para surpresa dos engenheiros, que fizeram uma tentativa dia 19 de dezembro, ela funcionou – mas a surpresa acabou em decepção, porque ela funcionou por pouco tempo. A manobra consistia em dar toda força à frente. Inesperadamente, a roda defeituosa deu sinal de vida, girando com o resto do conjunto. Foram quatro tentativas. A roda voltou a falhar na última delas.
De toda forma, isso foi surpreendente para uma roda inoperante há mais de 3 anos. Só que a roda traseira direita não respondeu aos comandos. Um banho de água gelada. As outras quatro rodas giraram perfeitamente, o que seria suficiente para deslocar o jipe por 10 metros, em situação normal.
Só que o Spirit se mexeu somente 2 milímetros para frente. E afundou mais 4 milímetros. Esse afundamento foi decorrente do movimento da roda dianteira, que girou umas dez vezes durante o período em que funcionou.
Agora os engenheiros estão reavaliando os equipamentos embarcados. Eles descobriram que o chassi do jipe está carregado eletricamente, coisa que não deveria acontecer. Ao que parece, os motores do lado direito do jipe são responsáveis por essa carga inesperada, em especial o da roda traseira que não funciona.
Os planos são realizar mais testes para descobrir a origem da carga e, mais importante, se será possível contar com roda dianteira novamente, já que ela parou de funcionar durante a última das tentativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger