A enxaqueca pode ser um fator de risco de ataque cardíaco. A pesquisa, publicada nos EUA, constatou também que pacientes com exaqueca correm mais risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Ainda de acordo com o estudo, indivíduos que sofrem de enxaqueca também apresentam quadros de diabetes, hipertensão arterial e altas taxas de colesterol – todos estes, fatores de doenças cardiovasculares.
“Geralmente, a enxaqueca é associada a uma doença penosa, que afeta diretamente a qualidade de vida, mas munca a uma ameça ao estado de saúde geral de quem sofre com ela”, destacou a agência France Presse Richard Lipton, professor de neurologia da Faculdade de Medicina Albert Einstein da Universidade Yeshiva, em Nova York, principal autor do trabalho, publicado na revista Neurology.
Mais frequente entre pessoas de 25 a 55 anos, a enxaqueca atinge três vezes mais mulheres do que os homens.
A pesquisa foi realizada a partir de questionários detalhados com mais de 11.000 americanos de entre 18 e 80 anos, dos quais 6.102 padecem com enxaquecas regulares.
Os resultados indicam que pacientes com exaqueca têm duas vezes mais chances de sofrer uma crise cardíaca (4,1%) do que pessoas que não apresentam o problema (1,9%).
O estudo foi financiado pelo grupo farmacêutico Merck & Co. Inc., que produz o medicamento Maxal para o tratamento da enxaqueca (rizatriptan).
Nenhum comentário:
Postar um comentário