quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O MISTÉRIO DOS ESQUELETOS ABRAÇADOS




Que circunstâncias terríveis teriam provocado a morte daquelas duas criaturas, cujos esqueletos revelam um abraço antes da morte? Os pesquisadores, que encontraram os esqueletos em San Fernando, na Espanha, concluíram que têm cerca de sei mil anos. O achado tem forte apelo do ponto de vista emocional.
Segundo a antropóloga Milagros Macías, que analisou a fossa dos esqueletos e foi entrevistada pela BBC, “o indivíduo depositado à direita corresponde a um adulto com idade dental estimada entre 35 e 40 anos e o da esquerda corresponde a uma menina de 12 anos”.
O relatório confirma ainda que os dois teriam sido enterrados abraçados de propósito. “Não há dúvidas sobre a intenção por parte dos que executaram o enterro de que houvesse contato físico entre ambos, Já que certamente existiria um forte vínculo afetivo [entre eles].”
O esqueleto foi encontrado no decorrer da realização de obras para a construção de um estágio. Um exame de DNA poderia estabelecer uma relação familiar entre ambos.
“Poderiam ser pai e filha, ou mãe e filha, o que mudaria a idéia de um vínculo romantico entre os dois. O estudo sobre as ossadas, feito pelo gabinete arqueológico Figlina, destaca a forma em que os braços e pernas foram entrelaçados indicando “mortes simultâneas ou muito próximas no tempo”.
San Fernando é atualmente um grande sítio arqueológico. No local, foi encontrado um cemitério pré-histórico de seis mil anos de idade, do período neolítico, com 83 ossadas em bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger