terça-feira, 16 de março de 2010

Guns N' Roses toca nesta terça em Porto Alegre


gripe_suinaNesta segunda-feira (15), começou a segunda semana de vacinação contra a Influenza A (H1N1), sendo que o público-alvo dessa primeira etapa da campanha são os trabalhadores em saúde e as populações indígenas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda aos municípios em que a população de trabalhadores for maior que o quantitativo de vacinas enviadas, que priorizem os servidores que estejam na faixa etária acima de 39 anos, que não estão incluídos entre os grupos a serem vacinados. Já os trabalhadores de saúde com idades entre 20 e 39 anos, também poderão ser vacinados na etapa correspondente à sua faixa etária. O Ministério da Saúde calculou a população de trabalhadores em saúde em 1% do total da população do município. Alguns municípios apresentam um número elevado de estabelecimentos de saúde e essa população supera o total estimado. Nesses casos é recomendado que se organize a atividade priorizando a vacinação dos trabalhadores de 18 e 19 anos e de 40 a 59 anos. Depois, a dos trabalhadores com comorbidades, em seguida a do grupo de 20 a 39 anos. Se a vacina não for suficiente para este grupo, é importante lembrar que essas pessoas poderão ser vacinadas nas próximas etapas.


Quando se fala em trabalhadores em saúde, esse grupo não está restrito aos profissionais que realizam os atendimentos. Todos os trabalhadores que garantem o pleno funcionamento dos estabelecimentos devem ser vacinados. Os dois principais objetivos da campanha são: garantir o pleno funcionamento dos estabelecimentos de saúde e reduzir a morbi-mortalidade dos grupos considerados de maior risco. 
Internet 
Nos últimos dias têm circulado alguns emails pela internet atribuindo supostos malefícios à saúde pública que poderiam ser causados pela vacina contra a Influenza A (H1N1). Sobre isso, a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Brant, ressalta que esse tipo de informação não procede e que a composição da vacina é basicamente a mesma da utilizada contra a gripe sazonal “No Brasil, há 12 anos a vacina contra a Influenza Sazonal é distribuída, a composição dessa vacina é basicamente a mesma, preparada para proteger contra a Influenza A (H1N1). Mesmo a vacina que combate a Influenza Sazonal, sofre atualizações anuais para a proteção de outros tipos virais”, afirma Tânia. 
Etapas 
A vacinação do primeiro grupo - trabalhadores em saúde e população indígena - segue até esta sexta-feira (19). A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, bem como crianças de 6 meses a 2 anos que devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose. 
Nesta etapa, também serão vacinadas as pessoas com problemas crônicos, exceto idosos, que serão chamados posteriormente. Na lista dessas doenças entram: problemas do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3, os antigos obesos mórbidos. 
Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal. Nesse período, os idosos serão vacinados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.
A quinta e última etapa compreende o grupo formado pela faixa etária de 30 a 39 anos, com a vacinação ocorrendo entre 10 a 21 de maio. A vacina é contra-indicada em casos de alergia grave às proteínas do ovo ou a outro item de sua composição. Em caso de dúvida, o paciente deve avaliar junto ao médico a indicação para ser vacinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger