
Quando se fala em trabalhadores em saúde, esse grupo não está restrito aos profissionais que realizam os atendimentos. Todos os trabalhadores que garantem o pleno funcionamento dos estabelecimentos devem ser vacinados. Os dois principais objetivos da campanha são: garantir o pleno funcionamento dos estabelecimentos de saúde e reduzir a morbi-mortalidade dos grupos considerados de maior risco.
Internet
Nos últimos dias têm circulado alguns emails pela internet atribuindo supostos malefícios à saúde pública que poderiam ser causados pela vacina contra a Influenza A (H1N1). Sobre isso, a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Brant, ressalta que esse tipo de informação não procede e que a composição da vacina é basicamente a mesma da utilizada contra a gripe sazonal “No Brasil, há 12 anos a vacina contra a Influenza Sazonal é distribuída, a composição dessa vacina é basicamente a mesma, preparada para proteger contra a Influenza A (H1N1). Mesmo a vacina que combate a Influenza Sazonal, sofre atualizações anuais para a proteção de outros tipos virais”, afirma Tânia.
Etapas
A vacinação do primeiro grupo - trabalhadores em saúde e população indígena - segue até esta sexta-feira (19). A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, bem como crianças de 6 meses a 2 anos que devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.
Nesta etapa, também serão vacinadas as pessoas com problemas crônicos, exceto idosos, que serão chamados posteriormente. Na lista dessas doenças entram: problemas do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3, os antigos obesos mórbidos.
Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal. Nesse período, os idosos serão vacinados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.
A quinta e última etapa compreende o grupo formado pela faixa etária de 30 a 39 anos, com a vacinação ocorrendo entre 10 a 21 de maio. A vacina é contra-indicada em casos de alergia grave às proteínas do ovo ou a outro item de sua composição. Em caso de dúvida, o paciente deve avaliar junto ao médico a indicação para ser vacinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário