agave também é aliado de quem quer perder aqueles quilinhos indesejados. “O extrato de Agave quando usado no lugar do açúcar tem efeito coadjuvante no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor índice glicêmico, além de ter sabor mais doce.”, atesta a nutricionista Flávia Morais.
Bom, mas como algo doce pode ajudar a emagrecer? A explicação é bem simples. Como ele possui baixo índice glicêmico, ou seja, transforma-se em glicose de maneira mais lenta, não demanda a produção de grandes quantidades de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura corporal. “Quanto mais insulina no sangue mais gordura você acumula, então, como o agave estimula a produção de pouca insulina ele colabora na manutenção do peso”, atesta a nutricionista.
Como estimula pouco a produção de insulina, também pode atuar como protetor contra o diabetes. “Quem produz a insulina é o pâncreas, que acaba sobrecarregado (quando há excesso de ingestão de açúcar), podendo pré-dispor a pessoa ao risco de diabetes”, alerta Flávia. Os diabéticos controlados também podem fazer uso do produto.
Como e onde usar
- Como edulcorante (adoçante): para adoçar 250 ml de suco, substitua 1 colher de sopa de açúcar (15 g) por 1 colher de chá de extrato de agave (5g).
- Potencializador de sabor: realça o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos. Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras, e adoce com um fio de extrato de agave.
- Na culinária: pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outros quitutes.
- Consistência: o extrato de agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado. Não açucara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário