quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jibóia gigante no Pará?





José Paulo Grandal, do Pará, gentilmente nos enviou a curiosa imagem de uma “Giboia”. Mesmo Grandal duvida do colossal tamanho contido na legenda, mas à primeira vista o animal parece de fato muito grande.
Consultamos o herpetólogo Chad Arment, de Strangeark.com, que gentilmente nos esclareceu que “a foto da cobra foi publicada originalmente, de acordo com a Newton’s Encyclopedia of Cryptozoology, em 28 de abril de 1949, no jornal A Província do Pará, creditada a Joaquim Alencar. A cobra supostamente media 45 metros, e foi encontrada no rio Abuna, Acre. Houve uma boa confusão sobre os detalhes ao longo dos anos, e comprimentos diferentes foram divulgados com a mesma foto. Os detalhes do local na foto [que você enviou] parecem ser outra variante”.
Com relação ao tamanho, “não há, infelizmente, maneira de determinar o comprimento da cobra a partir da foto”, Arment lamenta. “E eu não vejo qualquer indicação visual sustentando um comprimento extraordinário para a anaconda”.
Como Craig York também notou, o desfoque gradual da água em frente à cobra sugere que ela estava a pouca distância, talvez menos de um metro do fotógrafo. Neste caso, seu tamanho aparente seria apenas um truque de perspectiva.
Poderíamos acreditar em cobras grandes, mas a foto (in?)felizmente não apóia nada extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger