“Uma nova imagem mostrando um suposto fantasma no Castelo Tantallon, na Escócia, reacendeu no Reino Unido a possibilidade de a fortaleza guardar muito mais do que história, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail". Na semana passada, a rede de TV CNN noticiou que o turista Christopher Aitchison tinha fotografado em maio de 2008 uma imagem misteriosa no Castelo Tantallon”.
[Do G1: Nova foto reforça suspeita sobre fantasma em castelo escocês]
O cético inglês Richard Wiseman investigou a nova imagem, acompanhado do próprio Aitchinson. Com exatamente a mesma câmera e tentando averiguar o que estava além daquela abertura, logo descobriram que o ‘rosto’ não é algo banal como um reflexo. Outra possibilidade investigada, no entanto, é de que seria simplesmente um (ou, talvez, uma)turista.
O interior daquela área conta com uma escada espiral “com um estranho efeito ótico em ação. Embora a abertura pareça escura quando vista do chão, a luz do sol reflete das superfícies claras em algumas posições, dando a impressão de que são iluminadas de forma estranha”, explica Wiseman em Hauntings investigation.
Aqui está uma imagem do interior da abertura:

Depois de muita tentativa, com o próprio Wiseman em diversas posições na escada espiral, o resultado:

A figura à direita não é um fantasma, é Richard Wiseman. O “estranho efeito ótico” entra em ação, iluminando fantasmagoricamente o pesquisador.
Um, ou uma, turista descendo a escada talvez tivesse passado despercebido. O “fantasma” original parece usar roupas medievais, mas a definição da imagem infelizmente não é suficiente para afirmar tal – talvez fosse apenas um vestido com estampas, um cachecol ou outra vestimenta que aparenta algo medieval naquelas condições inusitadas de iluminação.
“Obviamente, isso não exclui a possibilidade de que a imagem original seja um verdadeiro fantasma, mas sim oferece uma explicação não-paranormal”, admite o cético.
Incidentalmente, a fotografia tomada há 32 anos e mencionada na nota do G1 é, ainda mais provavelmente, outro turista. Esta imagem recente deixa mais claro o cenário, e como qualquer pessoa subindo ou descendo a escada espiral que passasse despercebida logo se tornaria um “fantasma”:

[Imagem acima: medcait. Todas as outras imagens são de Christopher Aitchison]
Nenhum comentário:
Postar um comentário