terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Monstro do Panamá que quase foi




panama_cerro_azul
“O Monstro de Montauk já era, isso ultrapassa todos os limites”, escreveu Peter Vidani Steve Huff em seu Tumblr (não exatamente com estas palavras). As imagens e informações vêm do jornal Telemetro, do Panamá, e segue uma rápida tradução da história:
Encontrada criatura estranha em Cerro Azul 
O achado de uma estranha criatura em Cerro Azul despertou polêmica entre a população, enquanto alguns asseguram que pode se tratar de um ser de outro planeta, outros acreditam que é apenas um animal. 
Quatro 
adolescentes de 14 a 16 anos encontraram-se com ele nas águas de Cerro Azul, no sábado passado, enquanto se divertiam no lugar. 
Conforme relatou um deles, de repente viram que a criatura saía de uma cova localizada atrás do jorro de água. Ao ver sua aparência e que esta começou a escalar sobre as pedras em direção deles, assustaram-se e começaram a apedrejá-lo e atirar paus, conseguindo matá-lo. Logo o atiraram à água e saíram fugindo”.
As fotos foram capturadas pelos jovens e entregues ao jornal. A história chegou ao popular agregador Fark e em um par de horas Vidani Huff citou uma “explicação plausível, real, para essa bizarrice”. Não quis estragar a surpresa, então a coloquei na continuação.
cerroazul_sloth
Um bicho-preguiça. Uma vez que você se lembra que bichos-preguiça existem, a resposta é mesmo óbvia. Pode-se mesmo notar, agora, que ainda há alguns pedaços de pelagem. Não penso que ninguém raspou os pêlos da criatura, tampouco que os garotos a mataram: ela provavelmente morreu por alguma causa comum, caiu na água e foi fotografada já em um estágio avançado de decomposição. A água e correnteza devem ter auxiliado a remover a pelagem – como no caso do “Monstro de Montauk”, a carcaça de um guaxinim – e o corpo do pobre bicho já está um tanto inchado.
Devo confessar que ficaria bem impressionado se visse algo assim em um rio. Nunca havia visto um bicho-preguiça despelado, e duvido que muitos já o tenham.
Mas agora já o vimos, não é um monstro, e os Farkers bem como Peter Vidani Steve Huff merecem elogios por esclarecer rapidamente um bicho-preguiça que poderia ter facilmente desbancado o guaxinim de Montauk.
ATUALIZAÇÃO 18/09/09:
Uma nova fotografia da carcaça, ainda mais decomposta, confirma serem os restos de uma preguiça. O abdômen parece já ter estourado e as partes moles superiores se desprendido. [via CryptomundoManjaster]
panama_monster_450x333
ATUALIZAÇÃO 23/09/09
O quadro Detetive Virtual do programa Fantástico também esclareceu o caso, citando o biólogo Anderson Augusto, do zoológico do Rio:
“É um mamífero, com certeza. Porque nós temos as tetas aqui. Todo o membro anterior muito longo e com vários ângulos, denotando, realmente, uma preguiça. Com essas características, somente dois, tamanduás ou preguiças, nas Américas. Eu diria que é uma preguiça, caso não seja uma montagem”.
Augusto ainda explicou o aspecto da preguiça:
“Por que essa barriga tão grande? “É a produção de gases, devido à decomposição por bactérias. Um inchaço geral do corpo”, diz o biólogo. E por que esse corpo todo sem pelos? “A falta de pelos também denota o quê? Um certo tempo em decomposição. Possivelmente, em meio aquático, esclarece. E por que essa língua inchada desse jeito? “Decomposição. Falta de oxigenação. Arroxeamento da língua, óbito. Nós podemos perceber também que já há uma papada de decomposição”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger