quinta-feira, 18 de março de 2010

Exoplaneta é encontrado


Até hoje mais de 400 exoplanetas já foram identificados. A descoberta do chamado Corot-9b, anunciado ontem pela Organização Européia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês) é especial porque a distância da estrela que ele orbita é cerca de dez vezes maior do que qualquer outro corpo dessa categoria já descoberto.
 
Em resumo, o 9b passa regularmente na frente a uma estrela parecida com o Sol, a 1.500 anos-luz da Terra, tem um clima relativamente "temperado" (entre 160°C e -20°C), com "variações mínimas" entre dia e noite. E são justamente essas características que poderão ser analisadas em detalhes.
 
A descoberta foi viabilizada pela combinação de dados do satélite CoRoT (lançado em dezembro de 2006 por um consórcio entre França, Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês), Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha e Espanha) e do Harps, um dos instrumentos embutidos no telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla, no Chile.
 
O Harps é considerado o melhor caçador de exoplanetas de que a ciência dispõe hoje. Segundo o principal autor da descoberta, Hans Deeg, o "Corot-9b é o primeiro exoplaneta que realmente parece com planetas em nosso sistema solar", disse. "É do tamanho de Júpiter, com órbita similar à de Mercúrio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger